quinta-feira, 19 de julho de 2012

I encontro regional da ABRAÇO Pernambuco


A união faz a força! Quantas vezes já ouvimos essa frase de efeito? Consolidar é a palavra de ordem para alcançar os objetivos, é com esse intuito que a ABRAÇO Pernambuco está mobilizando as rádios comunitárias do Estado. Conquistar aliados para marchar na luta a favor da profissionalização, auxiliar juridicamente, construir e executar projetos, legalizar as rádios, esses são alguns dos benefícios que a ABRAÇO oferece aos seus parceiros. Para que a informação e esses serviços sejam propagados promoveu-se o I Encontro Regional da ABRAÇO Pernambuco.

Os encontros aconteceram neste mês nas cidades de Garanhuns e Glória do Goitá. Os coordenadores da ABRAÇO estiveram presentes no evento que reuniu um público atento ao qual usufruíram da oportunidade para esclarecer dúvidas, dividir experiências  e contar sobre os problemas e necessidades que vivenciam, além de conhecerem as vantagens que a Abraço proporciona.
Questionar e ouvir. O conhecimento é um ciclo onde todos se alimentam. O I encontro regional levou o aprendizado através de dois importantes palestrantes, Joeides Pereira; Funcionário do Ministério das Comunicações e José Mário Austregésilo; Professor e Mestre em comunicação da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) onde ministraram um rico debate.

A discussão foi saudável e interessante. O tema referiu-se a aglutinação e profissionalização das rádios comunitárias. “ Deve-se aglutinar todas as rádios comunitárias de Pernambuco” diz Joeides Pereira.  Trabalhando em conjunto com o Estado, governo e sociedade civil consegue-se solucionar as fragilidades contribuindo com a realização de formação, treinando locutores, produtores e diretores de rádios.

“O futuro da rádio comunitária é a profissionalização” declara José Mário Austregésilo. É nisso que a ABRAÇO Pernambuco investe e acredita. Segundo o professor a melhor alternativa é o incentivo a sociedade civil ativa, a aglutinação e a captação de recursos. Com o devido investimento esse anseio se consumirá.

De acordo com Flávio Marques (foto a esquerda) presidente da ABRAÇO Pernambuco, o maior objetivo do encontro foi discutir políticas públicas para as rádios comunitárias, e nesse momento organizar a documentação das rádios para renovação das ortogas. “Os encontros da Abraço são importantes por que aproxima mais a Abraço estadual das suas bases.” Ressalta Flávio.

Pernambuco possui duzentas rádios autorizadas, que devem ser conscientizadas do papel que a Abraço exerce no Estado. A semeação da informação é indispensável, as rádios devem estar em alerta no que se dirige a documentação. Devem-se retirar todas as pendências junto ao Ministério do Trabalho. 

A rádio comunitária é um bem público, isso é coerente e inquestionável. A ABRAÇO Pernambuco disponibiliza recursos e as rádios devem ter acesso e utiliza-los de forma efetiva para que as rádios sejam solidificadas revertendo-se em um fortalecimento eficiente e continuado para que “Rádio comunitária, rádio forte” não seja apenas um slogan mas uma realidade.

Por Jonh Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário