quarta-feira, 31 de agosto de 2011

FrenteCom é lançada com ABRAÇO-PE em Olinda


Um dia histórico para Pernambuco e com todos os ventos a seu favor, desde nome da avenida, ao local do evento é lançada após anos de luta a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação (FrenteCom), o encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (26), no Instituto Historico na Av. Liberdade, em Olinda, cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.
O lançamento contou com a presidente da FrenteCom dep. fed. Luiza Erundina (PSB-SP), dep. fed. Luciana Santos (PCdB-PE) coordenadora da Frente em Pernambuco, Flávio Marques coordenador executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – seção Pernambuco (ABRAÇO-PE), Evaldo Costa secretário estadual de Imprensa, Renildo Calheiros prefeito de Olinda, Roger de Renor diretor-gerente da TV Pernambuco, Tauan Fernandes presidente da UEP - União dos Estudantes de Pernambuco e Cátia Oliveira, da Fopecom. Além de diversos membros da sociedade civil e movimentos sociais, prestigiaram o evento.


A frenteCom é uma iniciativa de membros da Câmara dos Deputados, em parceria com diversas entidades da sociedade civil e movimentos sociais, e tem como objetivo acompanhar, promover e defender o exercício do direito humano a liberdade de expressão e do direito a comunicação. Neste sentindo visa fortalecer os diversos segmentos sociais e de parlamentares no sentido de ampliar os espaços de debate sobre a democratização da comunicação em todo o Brasil. “Temos o objetivo da claridade a comunicação no Brasil, entre movimentos sociais e tudo aquilo que representa a vida das pessoas, difundindo assim a comunicação como direito humano” Pontua Luciana. 
A deputada salientou ainda que o debate da comunicação no Brasil tem que ser o vetor principal para difundir este tema dentro da agenda da Frente Parlamentar pelo País.
Para a ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, o lançamento da frente é a ponta da consolidação do País das políticas de liberdade de expressão e que será uma luta muito grande para a implantação de um sistema de comunicação que seja igualitário para todos. “No dia em que tivemos liberdade de expressão, vamos ter outras conquistas para uma melhor qualidade de vida para todos” explicou Erundina.
 A Frente parlamentar pela liberdade de Expressão e o direito a Comunicação, conta com a adesão e apoio de mais de 200 parlamentares e mais de 100 entidades representantes da sociedade civil, entre elas a ABRAÇO – PE. Tendo um colegiado paritário de 11 representantes da sociedade civil e 11 parlamentares.

Por Gilamar santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário